Recordar é viver! Há quase 8 anos!
Trânsito de do Planeta Mercúrio em frente ao hemisfério visível do Sol em 09 de maio de 2016:
Um trânsito é o evento astronômico, observado a partir de um ponto de vista específico, que ocorre quando um corpo celeste A move-se através da face de um corpo celeste B, escondendo uma pequena parte do corpo celeste B.
No evento de 09 de maio de 2016, envolvendo o planeta Mercúrio e o Sol, a partir do ponto de vista aqui da Terra, o trânsito ocorreu quando Mercúrio passou em frente ao hemisfério visível do Sol.
Trânsitos são eventos astronômicos raros. No caso de Mercúrio, existem em média, treze trânsitos a cada século. Durante o trânsito, o planeta pode ser visto como um pequeno disco preto, movendo-se lentamente em frente ao brilhante disco solar.
O trânsito de Mercúrio só acontece se o planeta estiver em conjunção inferior com o Sol (entre a Terra e o Sol). Além disso, também é necessário que Mercúrio cruze com o plano orbital da Terra (eclíptica). O ponto de cruzamento da órbita do planeta com o plano da eclíptica é chamado de nodo, e pode ser ascendente ou descendente.
No caso específico de planetas, somente as órbitas de Mercúrio e Vênus ocorrem no interior da órbita da Terra. E, por isso, são os únicos planetas que podem passar entre a Terra e o Sol para produzir um trânsito.
Composição fotográfica feita com fotos de apenas “1 frame”. No momento das fotos, algumas nuvens estavam presentes sob o Sol. Na foto inferior esquerda, para efeito de comparação com Mercúrio, foi inserida a Região Ativa de Manchas Solares AR 2542, presente no hemisfério visível do Sol durante o trânsito de Mercúrio. AR 2542 apresentava na época, cerca de 100MH (304 milhões de Km2 ou aproximadamente 60% da área da superfície da Terra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário